Oficina

Objetos e sua relevância na contemporaneidade

A oficina é gratuita, mediante seleção prévia.
Para se inscrever, por favor, preencha o formulário.
Veja o perfil de Danielle Kuijten em Palestrantes.

O não-público é geralmente aquele que não vê a si mesmo ou aos seus interesses refletidos no conteúdo de um acervo, nem no modo como objetos e documentos são apresentados e interpretados. Como a sociedade contemporânea está representada na coleção da sua instituição?

Hoje, os FOTO Danielle Kuijtenprofissionais de museus estão conscientes de que o que colecionamos no passado não necessariamente é representativo da sociedade que as coleções deveriam espelhar. Por padrão, os acervos mais antigos consistiam em objetos de colecionadores particulares ou peças colecionadas por diretores com um gosto pessoal por certos estilos ou períodos históricos. Depois da profissionalização da área e do desenvolvimento das coleções, a coerência e significância do acervo se tornou o foco principal.

Como incluir a sociedade numa paxis de seleção e significância? Ao longo da oficina, examinaremos as experiências dos vários participantes e suas coleções, bem como alguns exemplos holandeses, nos quais a coleta colaborativa e os métodos de coleta participativa são testados. Discutiremos como museus e arquivos podem revisitar suas coleções com indivíduos ou grupos de um espectro mais amplo de suas cominidades, e assim compartilhar e obter perspectivas, opiniões e conhecimento externo. Modos de enriquecer o conhecimento podem permitir exposições e recursos intermpretativos mais significativos e multiparticipativos. Mas também incluem armadilhas. Onde estão as dificuldades, o que enfatizar e o que evitar?

Danielle Kuijten

rodape_marcas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s